Remoção de Corpo Estranho

Que exame é esse?

 

Não raramente, algumas pessoas sofrem pequenos acidentes e buscam por um médico otorrino para retirar o objeto introduzido em cavidades como ouvido, nariz ou garganta. E embora a situação ocorra com maior frequência em crianças, os adultos não estão livres desta possibilidade, principalmente quando utilizam objetos inapropriados para higienizar essas regiões.

Entre os achados mais comuns em consultórios estão: fragmentos de esponja de banho; pedaços de espuma de almofadas, jornais, papel higiênico e tecidos; materiais plásticos e peças de brinquedos; componentes de brincos e colares; moedas. Seja para estes ou outros objetos.

Tudo começa por um exame físico, realizado com o auxílio de instrumentos específicos que detectam a profundidade do corpo estranho e os fatores de risco. Em casos graves, em que o paciente chega ao consultório com sintomas de obstrução respiratória, é realizada a remoção do corpo estranho imediatamente em um procedimento de emergência.

Quando não há ameaças de obstrução respiratória, o otorrino procederá com a remoção por meio de uma pinça ou lavagem e, dependendo do quadro, haverá a aplicação prévia de anestesia para evitar sensações dolorosas e desconfortáveis durante o procedimento. Em algumas circunstâncias, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica – quando o objeto se encontra alojado há muitos anos no organismo e não permite sua remoção por métodos convencionais, por exemplo.

Agende a sua Consulta

Faça agora mesmo seu Agendamento, envie uma mensagem para nós através do formulário e vamos retornar para você com a confirmação do seu agendamento!

WhatsApp chat Fale Comigo