Faringite

Faringite: inflamação que ataca a garganta causando dor e desconforto

A faringite é uma infecção respiratória que causa grande incômodo na região da garganta e atinge a faringe, órgão que liga a boca e o nariz à laringe e ao esôfago. A inflamação é um dos muitos problemas que podem ocorrer na garganta. Laringite e amigdalite também costumam se manifestar na região.

PRINCIPAIS CAUSAS

A faringite pode ser causada por vírus e bactérias. A viral é o tipo mais simples de ser tratado. Já a bacteriana é a manifestação mais comum dessa forma da doença, sendo causada pela bactéria Streptococcus pyogenes.

A faringite pode ocorrer em pessoas:

  • Que sofram de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs);
    Que apresentem alergias;
    Expostas à poluição;
    Expostas ao clima seco;
    Que tem problemas nos músculos da garganta;
    Que apresentam problemas mais graves na região, como por exemplo tumores;
    Já a pessoa que sofre de asma e enfisema pulmonar acaba expelindo muco pelo nariz, o que pode irritar a garganta e também provocar a infecção.

A imunidade baixa é outro fator que deixa uma pessoa suscetível a pegar faringite. Por isso quem tem o vírus HIV, diabetes, sofre de estresse, fadiga e não se alimenta de forma correta está no grupo de pessoas mais propensas a contrair faringite.

SINTOMAS DA DOENÇA

Os sintomas da faringite são variados e mais comuns no inverno, época em que o ar seco e a aglomeração de pessoas em ambientes fechados facilitam a entrada de vírus e bactérias pelas vias aéreas. Esses são os principais sintomas da doença:

  • Dificuldade para respirar,
    Engolir alimentos líquidos e sólidos,
    Para falar,
    Rouquidão,
    Coceira,
    Dor,
    Desconforto.
    Isto ocorre porque a mucosa que reveste a faringe pode estar inflamada e coberta por manchas brancas ou pus.

Febre, inflamação dos gânglios linfáticos do pescoço e contagem elevada de glóbulos brancos no sangue também são indícios de faringite viral ou bacteriana.

O médico deve pedir um exame de sangue para checar essa contagem de glóbulos e confirmar o diagnóstico, pois há outros fatores que podem deixar a garganta inflamada e com sintomas parecidos à faringite.

Agende a sua Consulta

Faça agora mesmo seu Agendamento, envie uma mensagem para nós através do formulário e vamos retornar para você com a confirmação do seu agendamento!

WhatsApp chat Fale Comigo